sexta-feira, 7 de maio de 2010

Chuvas ácidas são chuvas ou qualquer outra forma de precipitação que ao contrário do normal têm características ácidas. Estas são prejudiciais para as plantas, animais e edifícios.
Isto é maioritariamente causado por emissões humanas de azoto (N2) e enxofre (S), compostos que reagem na atmosfera produzindo ácidos.
O acréscimo de acidez da chuva provém da reacção dos poluentes atmosféricos primários, tais como os óxidos de enxofre (SOS) e óxidos de azoto/nitrogénio (NOx), que juntamente com a água formam no ar ácidos fortes – ácidos sulfúrico e nítrico.
As principais fontes destes poluentes são os transportes, indústrias e centrais eléctricas (principalmente as de carvão).
Os solos podem ficar bastante danificados pelas chuvas ácidas. Alguns micróbios tropicais conseguem consumir ácidos rapidamente, mas o mesmo não acontece com outros, que não tem a capacidade de tolerar baixos níveis de pH. Estes últimos morrem e as suas enzimas deixam de funcionar correctamente. Os iões hidróxidos também mobilizam as toxinas, removendo nutrientes e minerais essenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário